quinta-feira, 19 de março de 2009

O sabor das Marinadas

Toda vez que vou escrever uma receita no meu arquivo de texto, ele sublinha a palavra marinar. Li e reli pensando que tinha escrito de forma errada, até que me dei conta que ele apenas não reconhece essa palavra. Te confesso que fiquei um pouco impressionada, talvez eu tenha que ensinar meu computador a cozinhar :)E acabei descobrindo que essa palavra não é da intimidade de todos. Marinar é uma infusão de sabores que pode valorizar qualquer preparação. O simples fato de misturar alguns ingredientes e deixá-los descansando por um tempo, faz com que nossa receita ganhe um sabor especial, além de melhorar muito a textura das carnes. Esse é um truque super fácil, mas que muitas vezes a gente se esquece de usar. Não há quem não concorde que é tudo de bom!! O básico: limão, ervas e azeite! Combina com quase tudo na cozinha. Separei 2 marinadas que gosto muito, uma para carnes vermelhas outra para frango. A primeira é bem simples, muitas vezes substituo o vinho branco por tinto, mas ele tinge a carne, uso em preparações de longo cozimento como uma carne assada. A carne de frango ganha muito em termos de textura quando misturada ao leite, se juntar vinagre, sal e alho faz um tempero ótimo. Para dar um ar indiano usei o iogurte e especiarias! Nada de timidez, vamos usar e abusar das marinadas!! Marinada para carne vermelha: 4 dentes de alho 1 alho poro 5 ramos de tomilho fresco ½ xícara de azeite ½ xícara de óleo ½ xícara de vinho branco Misture os ingredientes e deixe a carne ganhar sabor no mínimo 8 horas.
Marinada para frango 1 xícara de iogurte 3 colheres de sopa de suco de limão 3 colheres de sopa de azeite 2 dentes de alho 1 ramo de hortelã picada ½ colher de chá de cominho em pó ½ colher de chá de paprika ½ colher de chá coentro em pó ½ colher de chá de gengibre fresco ralado Misture todos os ingredientes e coloque os pedaços de frango. Deixe nessa infusão por no mínimo 4 horas.

8 comentários:

  1. E uma marinada para os vegetarianos? Uma boa pedida é marinar abobrinha, cogumelos, berinjela. Tudo que é meio esponjinha.
    Adoro seu blog e sempre tento mandar comentários, mas estava dando erro. Vamos ver se esse vai...
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Aqui usamos muito esse termo "marinar" e há quem não goste do cheiro das marinadas. Eu confesso que adoro :)

    ResponderExcluir
  3. Olá Michele, É uma ótima ideia marinar vegetais, também uso muito e fica delicioso!
    Oi Ameixa, eu também adoro o cheiro das marinadas! Para mim são indispensáveis!

    ResponderExcluir
  4. Oi Debora, obrigado pela visita. Passo lá no blog! Bjs

    ResponderExcluir
  5. oi carol!!!
    valeu! tb voltarei mais vezes!! gde bjo, boa semana!!

    ResponderExcluir
  6. Oi carol, finalmente tomei vergonha na cara e entrei no seu blog, e simplesmente adorei

    bjs

    ResponderExcluir
  7. neste friozinho que está , passe umas sugestões de sopas, caldos...

    ResponderExcluir
  8. Carol.
    Estou amando seguir seu blog! Descomplicado, simples e delicioso!!!
    Tia Ana

    ResponderExcluir