segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

As incriveis facetas do chocolate!

Conversando com uma amiga descobri que um dos melhores tratamentos de hidratação para os cabelos é o de chocolate!! Isso mesmo chocolate!! Não acreditei, mas é verdade, está na moda os tratamentos de beleza a base de chocolate. Parece que o nosso velho companheiro faz bem para pele, para os humores e para os cabelos! O cacau e a cafeína são substâncias ricas em ácidos graxos, que fornecem emoliência e nutrição aos fios. Os tratamentos vão de uma simples hidratação a escova de chocolate que promete alisar as madeixas sem adição de formol. Incrível! Mas para mim, prefiro usar o chocolate em mousses, caldas, bolos e gateaus, não é a toa que sou cozinheira, mesmo tendo meus momentos mulherzinha..... Depois desse papo todo me deu uma vontade louca de ir para cozinha. Fui fazer minha “forminha de chocolate”. É uma receita bem simples, basta bater tudo no processador. Como eu não tenho um em casa, fiz em etapas. Bati o chocolate com os ovos e o creme no liquidificador para triturá-lo, depois passei para batedeira. O único detalhe é o tempo de forno, tem que ficar de olho para que o miolo fique molinho. A consistência lembra um suflê, divino! Forminha de chocolate 200g manteiga mole 180g chocolate meio amargo picado 2 ovos inteiros 2 colheres de chá de essência de baunilha 6 colheres de sopa creme de leite (90ml) 50g farinha branca (5 colheres de sopa) 60g açúcar branco (5 colheres de sopa) 70g cacau em pó (½ xícara) ½ colher de chá bicarbonato de sódio ½ xícara de água fervente (130ml) Modo de preparo: Gosto de deixar a manteiga fora da geladeira enquanto preparo os ingredientes, para que fique mole, se tiver muito frio, leve ao microondas por 30 segundos. Separe uma colher de sopa da manteiga e unte uma forma ou 6 forminhas individuais. Bata os ovos com a baunilha e o creme no processador ou no liquidificador, junte o chocolate, deixe bater bem. Misture todos os ingredientes seco numa vasilha (farinha, açúcar, cacau e bicarbonato). Acrescente à mistura de chocolate e junte a água fervente aos poucos. Caso não tenha o processador como eu, coloque a mistura numa batedeira. O chocolate vai derreter com o calor da água e formar uma massa lisa, deixe bater por 2 minutos. Coloque na forma e leve ao forno baixo pré aquecido por 30 minutos, a superfície do “bolo” deve estar levemente resistente ao toque. Gosto de polvilhar cacau e decorar com raspas de chocolate! Bon apetit!

17 comentários:

  1. Prefiro o chocolate assim mesmo. Os cabelos que esperem :) Tem uma aparência deliciosaaaa!

    ResponderExcluir
  2. É muito bom mesmo, pode cair dentro que vale a pena! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Tive a oportunidade de provar essa delícia que você fez! Por ser de consistência cremosa, é fácil de agradar tanto aos que são amantes do chocolate meio amargo quanto aos que não são. Como professora digo que o chocolate meio amargo por ter alto teor de cacau, realmente é mais saudável por ser rico em flavonóides (têm alto poder antioxidante), e seu consumo ajuda na redução da pressão sangüínea e da resistência à insulina. Bem, vou tentar fazer essa receita em casa, apesar de não ser essa a minha especialidade (prefiro fazer meus alunos perderem calorias!!!), mas caso queira repetir a receita, não vou me importar em comer de novo!!! Uma delícia!!!

    ResponderExcluir
  4. Ai Carol! Molhei todo o computador com a minha baba! rsrsrsr
    Vou fazer! Lá em casa tenho um marido e um filho chocólatras, mas tenho certeza que agradará a todos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Fabiene, Valeu pela defesa do chocolate, assim comemos com menos culpa!

    Michele, tenho certeza que seus chocólatras vão amar! Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Eu também sou super fã de chocolate!!!
    Basta-me sentir o cheirinho a chocolate para que os meus sentidos fiquem todos alerta!:)
    De chocolate para já, só experimentei um gel de banho o que me fazia querer comer um docinho sempre que tomava um duche! eheheh!
    Um dia tenho que experimentar essa maravilha para o cabelo...

    Mesmo assim, confesso que o bolo é uma sugestão bem mais tentadora... fica com um ar maravilhoso!!!!:)

    ResponderExcluir
  7. Adorei, logo vou fazer está receita.
    Seu blog é muito legal.
    Obrigada pela visita
    Voltarei sempre

    ResponderExcluir
  8. Leonor, chocolate é bom demais! Esse bolinho é especial vai fundo que vale a pena! Bjs

    Anna, fico muito feliz que tenha gostado do meu cantinho! Chocolate não tem erro, faça sim que vai ser sucesso total! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Deixei um selinho lá no meu blog annaviver.blogspot.com, se puder passe lá para pegar.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Carol prazer te conhecer, você inaugurou seu blogue com receitas de 1.a. Obrigada pela visita lá no meu. Já criei um link direto no seu, você está registrada lá, vou te visitar sempre (visito as meninas é sempre no final de semana). Carol aquela sua Forminha de Chocolate é da Nigella, tem cara de receita da Nigella (meio amargo + cacau + manteiga pra valer). Anotei tudo... Beijao da Pri (paulista que mora em Minas)

    ResponderExcluir
  11. Anna, Adorei o selinho!! Fiquei horas para tentar colar no blog, mas minha inexperiencia na web falou mais alto, não consegui:(

    Priscilla, que bom que gostou do blog, então vamos nos ver sempre, também adicionei vc nos meus favoritos! Me inspiro na Nigela, Jaime e outros, a forminha é uma adaptação de uma receita de petit gateau, fica maravilhosa e dá super certo!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela visita, mas se precisar escreve para meu e-mail que te ajudo.
    Eu fiz isto :
    Só copiar para seu computador depois adiciona indo na Imagem .
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Náo esqueça de ir no Layout e abrir um um Gadget depois imagem.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Oi conforme lhe disse, vai no layout lateral, depois inclui um Gadget procurando a opçao Imagem( uma árvore).
    Mande seu mail, o meu é annarivelli@yahoo.com.br
    Assim podemos falar melhor

    ResponderExcluir
  16. Conseguiu incluir o selinho, qualquer dúvida escreva para meu e-mail.
    beijos

    ResponderExcluir