
Para inaugurar esse espaço começo com uma das minhas receitas favoritas, Focaccia!
Sou fissurada por pão, simplesmente amo colocar a mão na farinha, cozinhar vira logo uma brincadeira. Essa é uma receita super simples e deliciosa, faço sempre, pois é perfeita para receber os amigos ou ter sempre no freezer para aquelas horas de gula!
Focaccia:
30g fermento biológico fresco ou 1 colher de sopa do fermento biológico seco (1 envelope de 10g)
1 xícara de água morna (250ml)
1 xícara de farinha branca (150g)
2 colheres de sopa de azeite
3/4 xícara de água morna (190ml)
2 xícaras farinha branca (300g)
2 colher de chá de sal
Modo de preparo:
Misture 1 xícara de farinha com o fermento, se usar o fresco esfregue bem com as pontas dos dedos, até ficar parecendo uma farofa. Acrescente a água morna e misture bem até que fique uma massa lisa. Deixe descansar por 10 minutos. Enquanto isso ligue o forno e pincele o tabuleiro com azeite.
Junte a água e o azeite. Misture as 2 xícaras restantes de farinha com o sal e polvilhe por cima da massa, regue com os líquidos e misture levemente.
Bata na batedeira por 8 minutos, como é uma massa mole você pode usar o gancho ou a pá.
Cubra a vasilha com um pano limpo ou um plástico e deixe descansar por 15 a 20 minutos até dobrar de volume, gosto de colocar perto do fogão que é mais quente e ajuda a massa a crescer.
Com as mãos untadas com óleo coloque 50g de massa em aros individuais untados ou num tabuleiro (26 x 38cm) para fazer sanduíches e coloque o recheio que desejar. Eu tinha uma salada de abobrinha e umas azeitonas na geladeira, coloquei um pouco de estragão seco, manjerona e queijo prato. Folhas de alecrim e sal grosso também fica uma delicia! Use a criatividade!
Deixe descansar mais uma vez até que a massa cresça levemente.
Asse em forno médio (180C) por 40 minutos, ou até que estejam douradas. Se usar formas individuais gosto de retirar os aros nos últimos 10 minutos para que fiquem crocantes e douradas nas laterais. Se quiser congelar tire do forno na metade do cozimento e deixe esfriar completamente, eu embalo no filme plástico e coloco no ziploc, assim evita que forme gelo na superfície do pão! Bon apetit!
Parabéns pela iniciativa!!!
ResponderExcluirEu sou suspeito para falar sobre essa focaccia, cada vez que o forno exala seu aroma sedutor fico faminto mesmo que seja depois de qualquer refeição, afinal comer pão fresco não tem hora.
Beijos
Leo
Oi Carol, parabéns pelo blog! Excelente iniciativa. Adorei a receita, já vou levar para casa. Vou espalhar a novidade para várias pessoas poderem se deliciar com as suas receitas. Bjs, Ciça.
ResponderExcluirQuerida Carol,
ResponderExcluircomo estou orgulhosa!
Parabéns pelo blog!Fiquei encantada!
Estou "faminta" por outras novidades e as próximas receitas!
Sucesso,
beijão da amiga Gabi
Oi Carol, adorei a novidade! Parabéns pela iniciativa!! Vou colecionar todas as receitas e me arriscar na cozinha! Feliz 2009! bjão, Nanda
ResponderExcluirCarol Carol !
ResponderExcluirAdorei o blog, já vou estreiar a receita nova, AMO PAO !!!!
bjao e boa sorte !
Mari Monteiro
Obrigada pelo apoio, me sinto muito bem recebida! Adorei encontrar vocês por aqui!! Espero uma visita em breve!
ResponderExcluirAmiga! Que máximo! Adorei a idéia! Já coloquei no meus favoritos para poder acesar sempre e ver a novidades. Já estou contando os dias para o nosso café da manhã de domingo. Mil beijos Ju
ResponderExcluirAmiga, nosso café da manhã foi um sucesso, vamos marcar outros! Bjs
ResponderExcluir