sexta-feira, 19 de novembro de 2010

As cozinhas da minha infância

A cozinha é o melhor lugar da casa! É onde as pessoas se reúnem para um papo informal, onde o tempo passa sem se vê e a família se junta. Me lembro com carinho das cozinhas da minha infância. Na minha casa de menina a cozinha era o ponto de encontro, tinha uma copa bem espaçosa com uma mesa que cabia toda família. Minha mãe fazia questão de servir um lanche às 5 da tarde, não estávamos no Reino Unido, mas imitávamos esse costume dos Ingleses. Era uma delicia bolo, pão de minuto, torrada ou um cafezinho, apenas um pretexto para sentar a mesa e comer alguma coisa. Ou quando chegávamos da night, no fim da adolescência, os amigos faziam um lanche da meia noite (na verdade das 2 ou 3 da manhã),e trocavam confidencias, se as paredes daquela cozinha tivessem ouvido com certeza iriam se divertir com os papos da galera. Outra cozinha presente na minha memória é a da fazenda do meu tio no interior de Minas, essa sim era descomunal de grande, e eu como era pequena tinha a impressão que ela era ainda maior. Me lembro bem das paredes escuras por causa da fumaça,o chão de pedra rústico e as portas duplas e altas. Logo na entrada ficava o fogão a lenha, feito de barro vermelho, bem comprido, com uma extensão onde se colocava as toras de madeira. A cozinha era dividida em 2 partes, a primeira era a principal onde estava o armário de louça, uma pequena dispensa, a geladeira e esse fogão. No fundo a direita estava a outra, que tinha 2 janelas para a horta, lá estava o forno de barro para assar o leitão inteiro e o tacho de cobre que ficava no chão cercado de brasa, para fazer os doces. Dá para imaginar como se comia bem naquele lugar. Fazia muito frio, principalmente a noite e todos se juntavam em volta do fogão a lenha para se esquentar e beber uma pinga local. Papo de fazenda rende, e se rende. Uma vez um primo do meu pai resolveu colocar os pés para cima depois de um longo dia de caminhadas nos pastos, e aquecê-los no fogão, sem perceber seus sapatos começaram a derreter por causa do calor, até hoje essa historia é motivo de muita risada na família. Hoje a minha cozinha é um terço dessas, ou talvez um quarto, vermelha e preta, com uma bancada de madeira, é o meu lugar preferido para reunir os amigos e papear enquanto preparo o jantar. Como esse espaço na internet, onde me sinto a vontade para filosofar sobre as trivialidades da vida e”cozinhar”, alimentando o físico, o emocional e o espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário