segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Inventando na alimentação infantil

Essa foto não é o máximo? Adoro! Acho que já fiz uns mil filmes do meu filho comendo, dá gosto de ver!! O Joaquim é mesmo bom de garfo,ou melhor de colher. Fico toda boba,orgulhosa da cria e claro, já me acho uma super chef de bebês. Mas tem momentos em que tenho que plantar bananeiras e pular polichinelo, como hoje por exemplo que ele está gripado, ou respira ou engole, um tormento.

O campeão dos campeões são as frutas, ele simplesmente ama!! E nesse calor que tem feito no Rio, só papinha fresca mesmo para agüentar, eu só consigo comer salada, como ele ainda é novinho para isso vamos inventando dentro do possível. Aqui em casa hoje não pode faltar frutas na geladeira.

Uma compota que faz o maior sucesso é a de manga com banana, até entre os adultos. Enquanto cozinham juntas na panela a casa fica inebriada com um aroma doce de tirar qualquer um do serio. Outro dia estava cozinhando a tão famosa papinha no sitio que temos fora da cidade, minha mãe estava para receber uns amigos e precisava de uma sobremesa de urgência. Bom, lá no fim do mundo, onde o mercado mais próximo está há uns 8km em estrada de terra com muito buracos, tínhamos que nos virar com o que tínhamos na dispensa e no pomar. Sem pensar muito dividimos a compotinha em taçinhas individuais e colocamos para gelar, na hora de servir dilui uma geléia pronta de framboesa com um pouco de água para fazer um couli que coloquei por cima e decorei com uma micro folha de hortelã, ficou divino. O Joaquim é que não gostou muito de dividir o lanche com a galera, mas foi bem recompensado.

Essa compota pode ser congelada por até 2 meses, quando faço divido em potinhos e coloco no freezer para algum imprevisto futuro. Ela fica ótima também em cima do mingau de aveia ou com iogurte, ao servida simplesmente pura. Aproveitem o verão que é a estação oficial da manga, ela anda doce e suculenta, maravilhosa!!

Compota de manga com banana

Ingredientes:

1 manga madura (gosto da Palmer, mas Tommy também é pobre em fiapos)

1 banana grande (uso a prata ou a d’água)

Modo de preparo:

Lave bem todas as frutas e tire a casca. Corte a manga em cubos e a banana em rodelas.

Modo de preparo:

Coloque as frutas numa panela e cubra até a metade com água filtrada. Ferva e tampe, deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos. Se quiser um compota bem lisa bata no processador, eu prefiro ainda meio pedaçuda, fica uma delicia!

2 comentários:

  1. Ana Carolina,
    Adoro seus textos. São deliciosos, leves e me transportam com a maior facilidade para todos os cenários que descreve de forma simples e espontânea e por isso encantadora.
    Espero que nesse ano de 2011 você escreva muito e tambem continue a dar suas ótimas receitas. Berenice

    ResponderExcluir
  2. Berenice, Fico muito feliz que goste dos meus textos. pode aguardar que em 2011 vou escrever muito! Obrigado pelo carinho, Bj Ana Carolina

    ResponderExcluir