
O campeão dos campeões são as frutas, ele simplesmente ama!! E nesse calor que tem feito no Rio, só papinha fresca mesmo para agüentar, eu só consigo comer salada, como ele ainda é novinho para isso vamos inventando dentro do possível. Aqui em casa hoje não pode faltar frutas na geladeira.
Uma compota que faz o maior sucesso é a de manga com banana, até entre os adultos. Enquanto cozinham juntas na panela a casa fica inebriada com um aroma doce de tirar qualquer um do serio. Outro dia estava cozinhando a tão famosa papinha no sitio que temos fora da cidade, minha mãe estava para receber uns amigos e precisava de uma sobremesa de urgência. Bom, lá no fim do mundo, onde o mercado mais próximo está há uns 8km em estrada de terra com muito buracos, tínhamos que nos virar com o que tínhamos na dispensa e no pomar. Sem pensar muito dividimos a compotinha em taçinhas individuais e colocamos para gelar, na hora de servir dilui uma geléia pronta de framboesa com um pouco de água para fazer um couli que coloquei por cima e decorei com uma micro folha de hortelã, ficou divino. O Joaquim é que não gostou muito de dividir o lanche com a galera, mas foi bem recompensado.
Essa compota pode ser congelada por até 2 meses, quando faço divido em potinhos e coloco no freezer para algum imprevisto futuro. Ela fica ótima também em cima do mingau de aveia ou com iogurte, ao servida simplesmente pura. Aproveitem o verão que é a estação oficial da manga, ela anda doce e suculenta, maravilhosa!!
Compota de manga com banana
Ingredientes:
1 manga madura (gosto da Palmer, mas Tommy também é pobre em fiapos)
1 banana grande (uso a prata ou a d’água)
Modo de preparo:
Lave bem todas as frutas e tire a casca. Corte a manga em cubos e a banana em rodelas.
Modo de preparo:
Coloque as frutas numa panela e cubra até a metade com água filtrada. Ferva e tampe, deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos. Se quiser um compota bem lisa bata no processador, eu prefiro ainda meio pedaçuda, fica uma delicia!